Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) realiza debate sobre Telessaúde

    0

    São Paulo, SP 16/3/2021 – “A telessaúde se mostrou viável e eficaz e sua aprovação em definitivo contribuirá para a coordenação do cuidado com o atendimento primário” , Dr. José Luciano.

    A Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde) promoverá a live “Telessaúde – Saúde ao Alcance de Todos”, no dia 17 de março, às 16h, que será transmitida no canal do YouTube da Abramge.

    A Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde) promoverá a live “Telessaúde – Saúde ao Alcance de Todos”, no dia 17 de março, às 16h, que será transmitida no canal do YouTube da Abramge.

    O coordenador do Comitê de Telessaúde da Abramge, José Luciano Monteiro Cunha, comanda uma conversa sobre a importância da telessaúde na democratização do acesso à saúde com a deputada federal e presidente da Frente Parlamentar Mista de Telessaúde, Adriana Ventura (Novo-SP) e com o médico cardiologista e fundador da Missão Covid, Leandro Rubio.

    Com a pandemia, um recurso que estava incipiente, tornou-se a principal ferramenta para o suporte à saúde primária e a manutenção do bem-estar das pessoas.

    Levantamento preliminar realizado pela Abramge, a partir de dados de operadoras associadas, responsáveis pelo atendimento de mais de 8 milhões de beneficiários, apontou que foram realizadas cerca de 1,5 milhão de teleconsultas entre os meses de abril e dezembro de 2020, com a atuação de mais de 2.000 profissionais de saúde. O índice de resolução das consultas à distância foi de até 90%.

    Conforme a Lei Nº 13.989/20, aprovada em abril pelo Congresso Nacional, o uso da Telessaúde está autorizado apenas enquanto durar a pandemia do novo coronavírus. Entretanto, a regulamentação permanente é uma oportunidade para ampliação do acesso à saúde em um país com dimensões continentais.

    “A telessaúde se mostrou viável e eficaz e sua aprovação em definitivo contribuirá para a coordenação do cuidado com o atendimento primário, o acesso aos médicos em qualquer lugar. Além disso, garante o suporte à alta demanda por triagem e pronto-atendimentos e direciona de forma mais precisa os casos que necessitam do atendimento presencial”, pondera o coordenador do Comitê de Telessaúde da Abramge, José Luciano Monteiro Cunha.

    A Abramge é uma entidade sem fins lucrativos que representa institucionalmente as empresas privadas de assistência à saúde do segmento de Medicina de Grupo, junto aos órgãos federais, estaduais e municipais, em atuação no território nacional. Atualmente, a modalidade cobre 22,7 milhões de beneficiários, ou seja, 31% dos cerca de 70 milhões de clientes da Saúde Suplementar brasileira. O chamado Sistema Abramge engloba ainda o Sindicato das Empresas de Medicina de Grupo (Sinamge), o Sindicato das Empresas de Odontologia de Grupo (Sinog) e a Universidade Corporativa Abramge (UCA).

    Website: http://abramge.com.br