Guarulhos, SP 5/5/2021 –

Movimento Inspire Sonhos busca visibilizar e informar sobre a Asma com ações durante o mês mundial de conscientização da patologia

Em 05 de maio é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre a Asma. O Brasil tem 20 milhões de pessoas com a condição, segundo dados do Ministério da Saúde, sendo a doença crônica mais comum no país. São crianças, adolescentes e adultos que convivem com restrições respiratórias de impacto substancial na qualidade de vida, exigindo visitas frequentes às salas de emergência e gerando internações constantes em hospitais.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,4 milhões de brasileiros com mais de 18 anos têm asma e, por suas características e limitações para atividades físicas, convivem com perda escolar e laboral. A condição é identificada por sintomas como tosse, chiado ou aperto no peito, falta de ar durante o dia e despertar noturno.

Aproximadamente 4 milhões de pessoas têm Asma Grave no Brasil. E, nesse grupo, há 1 milhão de casos nos quais a doença não está controlada. No corpo de uma pessoa que tem asma, os brônquios (tubos que levam o ar para dentro dos pulmões e o gás carbônico para fora) sofrem inflamações e se contraem, reduzindo o espaço da passagem. No caso da asma grave, as inflamações dos brônquios surgem com mais frequência, inclusive diariamente. 

A Asma não tem cura, mas tem tratamento. Por ser uma doença crônica do sistema respiratório, pessoas com asma estão no grupo de alto risco para Covid-19. No Brasil, a Asma mata 5 pessoas por dia. Isso em condições habituais de vida, com possibilidade de internação e com leitos de UTI à disposição. Estudos médicos comprovaram que em um ano, 90,5% dos pacientes com asma grave foram hospitalizados pelo menos uma vez devido à exacerbação por asma (60% reportaram mais de 5 hospitalizações em um ano). Dessas, 50% necessitaram de internação em UTI devido à exacerbação e 38% reportaram intubação. 

Entender o que é Asma e a importância do acompanhamento constante é relevante para que as pessoas com esse diagnóstico encontrem o tratamento adequado, controlem a doença e tenham melhor qualidade de vida.

Movimento Inspire Sonhos

Se para quem não convive com Asma já tem sido difícil respirar fundo para seguir em frente em meio à pandemia, para quem lida diariamente com essa condição, o simples ato de respirar pode ser difícil sempre. Mesmo durante a pandemia da Covid-19, continua sendo fundamental a manutenção do controle da Asma. Vale ressaltar que, uma vez que as vacinas anti-SARS-CoV-2 disponíveis não contêm vírus viável, que possa se reproduzir, a vacinação pode trazer benefícios para quem tem o diagnóstico de Asma, principalmente aqueles que convivem com Asma Grave, considerados do grupo prioritário para serem vacinados. Pessoas com histórico de alergias graves a algum componente da vacina devem avaliar junto da sua equipe médica para definição da melhor conduta.

Em maio, mês do Dia Mundial de Conscientização sobre a Asma, a divulgação é essencial para ajudar a melhorar a realidade das pessoas que convivem com essa patologia. O movimento Inspire Sonhos, desde 2019, atua na conscientização sobre a Asma, para que a sociedade conheça mais sobre a condição e a importância do diagnóstico, tratamento correto e controle. Mais informações em: www.inspiresonhos.com.br

A CDD – Crônicos do Dia a Dia – acredita que o diálogo é a ponte para que ninguém precise conviver com uma doença crônica sozinho. O objetivo de trabalho da CDD é apoiar todo o potencial humano para ampliar as perspectivas de vida das pessoas com condição crônica de doença, através de projetos e conteúdos, para que as pessoas não sejam definidas nem reduzidas a seus diagnósticos. A CDD conta com acolhimento dedicado a pessoas com diagnósticos crônicos, realizando uma média de 3 mil atendimentos online por mês, junto com a associação co-irmã AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose. Mais informações: https://cdd.org.br/

 

Website: http://www.inspiresonhos.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui