29/4/2021 –

A divisão agrícola da Bayer desenvolveu o Selo de Excelência SeedGrowth para promover a qualidade do tratamento de sementes

Controle de pragas e doenças, proteção no estágio inicial do plantio e maior resistência a estresses diversos são alguns dos benefícios propiciados pelo tratamento de sementes. Bastante difundida nas principais culturas brasileiras, a técnica ganha ainda mais importância em meio a condições climáticas adversas registradas em algumas das principais regiões produtoras do país.

O tratamento consiste na aplicação de defensivos químicos e/ou biológicos às sementes, com o objetivo de controlar doenças, e pragas que podem atacar a lavoura no início de seu desenvolvimento.

Mais de 95% das sementes de soja e milho plantadas no Brasil já são protegidas através de tratamento, segundo a Embrapa, o que demonstra a relevância da tecnologia e o alto retorno financeiro, dado que o custo é relativamente baixo para o produtor. Um estudo conduzido por pesquisadores da Embrapa Agropecuária Oeste que analisou o investimento na técnica ao longo de dez anos demonstrou que o gasto com o tratamento de sementes correspondeu a 2,2% do custo total com produção de um hectare em lavoura de soja no período entre as safras 2008/2009 e 2018/2019.

O tratamento de sementes é uma ferramenta essencial para a proteção contra doenças e pragas que ameaçam a fase inicial do cultivo, de emergência das plantas, segundo Bruno Vilarino, Coordenador de Marketing do SeedGrowth Center, da Bayer. “O trabalho do agricultor tem se tornado mais desafiador a cada safra, por isso é importante que ele conte com o suporte necessário e com um leque completo de soluções para ajudá-lo a produzir mais, na mesma área, de forma mais sustentável e com maior lucratividade. E o tratamento de sementes é parte importante desse conjunto de soluções”, afirma.

De acordo com Vilarino, o tratamento de sementes é um método eficiente de controle por evitar que pragas e doenças danifiquem as sementes e as plântulas, permitindo assim a obtenção do estande adequado, por viabilizar um melhor desenvolvimento inicial da cultura, além de plantas uniformes e mais resistentes a estresses hídricos e climáticos. “É ainda uma solução bastante versátil, que pode ser trabalhada em dois segmentos distintos: Tratamento de Sementes Industrial (TSI) e Tratamento de Sementes na fazenda (On Farm,)”, afirma.

“O tratamento de sementes industrial está em amplo crescimento no Brasil e agrega vantagens relacionadas à maior precisão do tratamento, à manutenção da qualidade de sementes e redução do risco de exposição, contribuindo para segurança do operador e do meio ambiente. Já a técnica On Farm é realizada diretamente nas fazendas, fora de um ambiente mais controlado como o industrial”, explica o executivo.

As sementes de milho, por exemplo, são rotineiramente tratadas com defensivos químicos como inseticidas e fungicidas, o que ajuda no desenvolvimento da cultura já que pragas iniciais podem atingir a planta logo após a emergência da lavoura. Caso não haja proteção, é possível que seja observada redução de estande de acordo com a infestação de insetos e a intensidade dos ataques.


Selo de qualidade

Para ter mais transparência e rastreabilidade das sementes tratadas, a área de tratamento de sementes da Bayer criou o Selo de Excelência SeedGrowth. Esse reconhecimento  já alcançado por diversos parceiros da multinacional, tem a finalidade de destacar ao mercado o mais alto rigor no tratamento de sementes industrial, com uma precisão mínima de 98,0% na aplicação do tratamento.

Para o engenheiro agrônomo Jairton Dezordi, da Sementes Cotrirosa, parceira da Bayer que obteve o selo, o reconhecimento é fundamental para reforçar a importância da profissionalização do trabalho no tratamento de sementes e dão a certeza ao produtor de que os produtos são de alta performance, com potencial de maior rentabilidade na hora da colheita.

“As sementes Cotrirosa recebem um tratamento através de uma máquina que permite maior precisão, com produtos na linha de fungicidas e inseticidas que garantem boa proteção da semente no campo, e na linha de polímeros, com recobrimento adequado aos produtos aplicados sobre a semente. Dessa forma, cada semente recebe de forma uniforme os ingredientes ativos que são direcionados a ela”, afirma Dezordi.

Website: http://www.agro.bayer.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui