São Paulo 10/5/2021 – Juliette se tornou um fenômeno meteórico, e suas estratégias de marketing podem ser aplicadas por qualquer pessoa que quer se destacar profissionalmente

No dia 8 de maio é comemorado o Dia do Profissional do Marketing, e o exemplo mais recente de marketing meteórico é o Efeito Juliette. Parte disso se deu por causa de estratégias de marketing bem empregadas e que são discutidas aqui.

No dia 8 de maio é comemorado o Dia do Profissional do Marketing, e o exemplo mais recente de marketing meteórico é o Efeito Juliette. A vencedora do prêmio de R$ 1,5 milhão no último Big Brother se tornou um fenômeno nas redes sociais.

Segundo Melina Oliveira, redatora e fundadora da Operação Megafone , a trajetória de Juliette traz lições que qualquer pessoa pode implementar. “Construir sua reputação profissional é um asset. Trabalhar seu marketing pessoal e aplicar isso à sua carreira vai lhe ajudar a não se tornar um commodity no mercado de trabalho.”

Às estratégias, então.

1. Storytelling é essencial

Se tem algo que a Juliette fez no BBB e que se replicou nas suas redes sociais foi falar de sua trajetória. Nordestina e maquiadora, várias vezes sua equipe usou fotos de maquiagens e músicas de artistas nordestinos nos stories. Quando esteve no paredão, Juliette escolheu a música ‘’Deus me Proteja’’, do também nordestino Chico César, que foi utilizada em posts e stories da emparedada. Isso resultou em um aumento de 20 vezes na busca da música nos serviços de streaming como o Spotify e o Deezer.

“Agora compare isso à forma como a maioria das pessoas fala sobre sua trajetória profissional,” questiona Melina. “Nosso impulso é sempre de vomitar nosso currículo: os lugares por onde passamos, a faculdade que cursamos… Sendo que assim nos tornamos uma personagem bidimensional ao invés de tridimensional!”

De acordo com ela, um direcionamento importante é entender qual é o ponto mais importante a ser comunicado a um cliente ou contratante em potencial e, a partir daí, elencar histórias que suportem essa percepção.

2. Postagens frequentes

O time administrando as contas da paraibana manteve a constância das postagens, o que aumenta muito as chances de crescer mais rápido. E a mesma estratégia pode ser aplicada ao seu trabalho.

“Como a maioria das pessoas procura emprego? Elas mandam o currículo para recrutadores que não conhecem, e pronto. Mas existe um caminho melhor: mostrar seu trabalho na internet,” Melina avalia. “Quando você publica online, dá a oportunidade das pessoas lhe conhecerem e, por isso, decidirem lhe contratar. Inclusive: mesmo que você mande um currículo igual a todo mundo, enviar uma amostra do seu trabalho através de um portfólio ou de um perfil engajado lhe ajuda a se diferenciar.”

3. Posicionamento bem definido

Um dos pontos que mais impressionaram os telespectadores do Big Brother Brasil foi a postura coerente e bem intencionada de Juliette na casa, posicionamento que foi replicado nos perfis da participante. A equipe manteve os valores de Juliette sempre presentes em suas comunicações. Assim, a torcida pôde se identificar com as mesmas crenças, fortalecendo o vínculo.

“Os valores numa empresa são aqueles elementos inegociáveis dentro da cultura organizacional,” aponta Melina. “Pensando no nosso marketing pessoal, assim que entramos no mercado de trabalho, é comum que aceitemos qualquer trabalho. Mas à medida que você vai evoluindo, é importante aceitar oportunidades alinhadas com os seus valores, deixando também seus elementos inegociáveis em evidência.”

Ao usar estratégias como essas, a paraibana arrematou mais de 20 milhões de seguidores e alcançou um engajamento maior do que famosos como Anitta e o jogador Cristiano Ronaldo.

“O melhor de tudo é que você pode aplicar todas elas,” afirma Melina. “Mesmo que não tenha uma equipe, você pode adaptar essas lições à sua realidade e colocar em prática o que conseguir,” conclui.

Website: http://www.operacaomegafone.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui