Qual é a diferença entre uma VPN e um proxy?

Ao contrário do que muitos pensam, VPNs e proxies não são a mesma coisa. Basicamente, ambos permitem que você navegue na internet a partir de um local em que você não está, mas, além disso, eles funcionam de maneira diferente em um nível fundamental. No entanto, para a grande maioria das pessoas, VPNs e proxies são usados ​​para realizar as mesmas tarefas, por isso é compreensível que alguns possam pensar que são idênticos.

Em um mundo onde a privacidade e a segurança na Internet são algo com que a maioria das pessoas se preocupa, você já deve ter ouvido falar que VPNs ou proxies são uma boa maneira de se proteger enquanto navega na internet. Mesmo que a privacidade não seja algo em que você esteja pensando, existem alguns outros motivos pelos quais você pode achar uma VPN ou proxy útil. Para escolher o tipo certo de produto para suas necessidades, no entanto, você deve primeiro entender as diferenças entre os dois e o que eles oferecem.

O que é uma VPN?

Uma rede privada virtual (VPN) permite que você navegue na internet de forma privada e segura com um nível de criptografia envolvido entre você e o provedor de VPN. As VPNs costumam ser usadas para se inscrever em serviços ou aplicativos restritos geograficamente a um local específico, como alterar o servidor VPN para um país diferente para transmitir seus programas de TV. Essas restrições geralmente estão em vigor porque uma empresa não tem o direito de transmitir em seu país ou porque simplesmente ainda não expandiu seus serviços para sua região. Embora não recomendemos fazer isso, é um cenário comum.

No entanto, as VPNs não são perfeitas. Muitos serviços de streaming e aplicativos modernos são capazes de detectar VPNs e bloquear você. Isso porque a maioria dos aplicativos VPN populares reutilizam a mesma lista de endereços IP. Portanto, se uma plataforma de streaming perceber que um conjunto específico de endereços IP está sendo usado para fazer login em milhares de contas diferentes, isso pode desencadear uma bandeira vermelha, pois você é um spammer tentando forçar o acesso ao sistema deles ou um aplicativo VPN. As VPNs também costumam custar dinheiro para operar, pois exigem um computador separado localizado em outro lugar para processar todas as suas solicitações, e é por isso que você deve pagar por uma assinatura de VPN. Claro, você pode executar uma VPN em sua casa, mas, novamente, isso requer um computador de alguma forma e os recursos para executá-lo, sem mencionar algum conhecimento técnico.

O que é um proxy?

Por outro lado, os proxies são muito mais simples do que isso. Sim, eles podem ocultar seu endereço IP, mas não muito mais. Como os proxies não são criptografados, seu ISP e o governo podem bisbilhotar todo o tráfego de sua rede. Da mesma forma, hackers também seriam capazes de revelar sua localização real. Por outro lado, os proxies geralmente são gratuitos para configurar e usar diretamente em seus dispositivos.

Os proxies também oferecem um pouco mais de flexibilidade porque podem ser configurados em determinados navegadores ou aplicativos, em vez de engolir todo o tráfego de rede do seu dispositivo. Dessa forma, seu proxy pode ser configurado para ser usado apenas em seu navegador ou talvez com um cliente de torrent, embora as VPNs estejam cada vez mais ocupando esse espaço, pois alguns navegadores agora oferecem VPNs isoladas semelhantes também. Normalmente, os proxies são gratuitos, mas, em troca, muitos venderão seus dados para anunciantes para recuperar o custo ou podem se envolver em “comportamento suspeito”, de acordo com a Malwarebytes .

Como funcionam as VPNs e proxies?

Uma VPN age como um intermediário entre você e a internet. Ao usar uma VPN, você envia seus dados da internet criptografados com segurança para o servidor VPN. A partir daí, o serviço VPN retransmite esses dados para a Web mais ampla sem criptografia. Dessa forma, os sites não poderão rastrear nenhuma consulta na internet que você fizer. Em uma escala maior, as VPNs são configuradas no nível do sistema operacional e capturam tudo o que passa pelo seu dispositivo. Assim, por exemplo, se você habilitar uma VPN em seu smartphone, toda a sua navegação na web, aplicativos de mídia social, jogos e até mesmo atualizações da loja de aplicativos passarão pela VPN. 

Isso também significa que as VPNs são melhores para privacidade e segurança quando comparadas aos proxies. Por exemplo, se você estiver visitando outro país e precisar acessar seus aplicativos bancários ou e-mails, as VPNs são a escolha ideal nesse caso. Normalmente, as VPNs são pagas na forma de assinatura, mas existem algumas opções gratuitas, porém são limitadas em sua maioria e podem não ser tão privadas quanto você gostaria.

Os proxies funcionam de maneira semelhante às VPNs, exceto que não oferecem nenhum tipo de criptografia. Isso significa que é muito mais fácil para sites e aplicativos detectarem que você não está fisicamente localizado onde seu endereço IP real. Os proxies funcionam melhor para tarefas mais simples, como ignorar a restrições de aplicativos ou provedores de serviços. Evite usar um proxy se estiver tentando acessar dados confidenciais, como seus aplicativos bancários. 

Qual é a diferença entre VPNs e proxies?

De modo geral, o ponto forte de uma VPN é que ela criptografa seus dados e assume todo o dispositivo que você está usando. Isso significa que cada byte de dados que sai do seu dispositivo é criptografado, desde que a VPN esteja ativa e configurada corretamente. Por outro lado, os proxies normalmente não assumem toda a sua rede. Isso significa que, se você quiser ocultar seu endereço IP apenas no navegador ou em algo como um aplicativo de torrent, poderá fazer isso enquanto seu endereço IP normal estiver visível em outro lugar. 

Os proxies são mais adequados para tarefas de menor prioridade e não essenciais. Por exemplo, digamos que você esteja tentando entrar em contato com seu amigo que está do outro lado do mundo, mas a maioria dos aplicativos de voz não está disponível no país do seu amigo. Entrar em contato através de um telefone normal pode ser caro devido às tarifas de longa distância. Qual é a solução? O amigo poderia configurar um servidor proxy e baixar o WhatsApp, por exemplo, que oferece chamadas gratuitas por VoIP. Agora, daqui para frente, você e seu amigo podem ligar um para o outro gratuitamente.

Você deve usar uma VPN ou proxy?

Para a grande maioria das pessoas, usar uma VPN ou proxy o tempo todo é desnecessário. No entanto, isso não significa que você nunca deve usar um. Para VPNs, os melhores momentos para usar uma é ao viajar, especialmente para fora do país, em redes Wi-Fi públicas ou se você precisar acessar conteúdo geolocalizado. Isso é especialmente verdadeiro ao visitar países que podem impedir que você acesse determinados sites ou conteúdo, mas observe que alguns governos proíbem totalmente o uso de VPNs ou proxies. A maior razão pela qual uma pessoa pode optar por usar uma VPN o tempo todo, no entanto, é por questões de privacidade. Caso contrário, a menos que você seja uma celebridade, uma VPN provavelmente não vale a pena. 

Os proxies não oferecem nenhum tipo de criptografia e provavelmente não valem a pena para a maioria das pessoas. As VPNs oferecem melhor proteção e funcionam em todo o seu dispositivo, sem precisar configurar proxies para um pequeno número de seus aplicativos. Mas enquanto alguns veem isso como negativo, outros veem como positivo. Você pode gostar do fato de que um proxy pode ser isolado em um navegador ou aplicativo em sua rede. No geral, proxies e VPNs são ótimas opções, no entanto, a maioria provavelmente optará por VPNs simplesmente porque oferecem criptografia. 

Mais coisas interassantes

Você também pode gostar!