WhatsApp e Telegram também atendem a denúncias de violência contra a mulher

Uma campanha lançada pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos visa conscientizar a população para o uso de aplicativos WhatsApp e Telegram. O objetivo é destacar o uso do app para denúncias de violência contra a mulher.

De acordo com reportagem publicada no site da Agência Brasil, também foi lançado um aplicativo chamado Direitos Humanos Brasil, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas digitais dos principais dispositivos móveis – Android e iOS.                                                                                                                          

O objetivo da iniciativa é criar novos mecanismos para que a mulher e outros grupos consigam registrar de forma anônima esses tipos de crimes. O próprio Governo Federal divulgou alguns dados preocupantes. Até o início do mês de dezembro, mais de 290 mil denúncias desse teor foram registradas. Dessas, 188 mil foram somente contra mulheres.

Denunciante pode anexar fotos e vídeos no WhatsApp e Telegram

Um dos grandes diferenciais da iniciativa está na possibilidade de anexar fotos e vídeos que comprovem a situação de violência física ou psicológica. Da mesma forma que nos mecanismos tradicionais de denúncia, é garantido o total anonimato da denunciante. O objetivo é preservar a sua integridade física e emocional.

De acordo com a Coordenadora Geral de gestão do disque Direitos Humanos Ana Terra Teles, o site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos também passou a contar com um chat que atende as denúncias em tempo real, além do atendimento em Libras para deficientes auditivos.                                                                           

É possível efetuar a denúncia de violência pelos canais digitais ou pessoalmente

A inserção de ferramentas digitais de denúncia é mais uma forma de efetuar a denúncias. Isso especificamente em situações de violência contra a mulher. Mas caso você se sinta insegura em realizar esse procedimento pelos meios digitais, existem os canais tradicionais, como disque 100 e disque 180.

Os canais podem ser utilizados por qualquer cidadão e funcionam 24h por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. Todos os serviços podem ser acessados também pelo site oficial do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos:  www.gov.br/mdh.

A partir do momento em que a mulher utiliza os canais digitais para o encaminhamento da denúncia, o canal as recebe e envia a apuração da ocorrência para os órgãos responsáveis. Entre eles estão o Ministério Público, a Policia Civil e a Policia Federal.

Além disso, é indispensável mencionar que também é possível procurar uma Delegacia Especializada de Atendimento à Violência Contra à Mulher no seu município e registrar o Boletim de Ocorrência pessoalmente. Apesar de demora de atendimento em alguns casos, essa maneira convencional ainda é bastante utilizada.                                            

Veja outras situações de violência que podem ser registradas digitalmente

Além de situações de violência contra a mulher, os mesmos serviços podem ser utilizados para relatar crimes contra outras pessoas. Assim, entre os grupos atendidos pelo Disque 100 e pelos canais digitais, estão crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, pessoas em restrição de liberdade, população LGBT e população em situação de rua.

Além disso, essa ferramenta também pode ser usada para efetuar denúncias de outros casos. Estes podem envolver discriminação étnica ou racial e violência contra ciganos, quilombolas, indígenas e outras comunidades tradicionais.

Você também pode gostar

Jogo brasileiro 171 estará em acesso antecipado em breve

A Betagames Group desenvolvedora do jogo brasileiro de mundo...

A Blockchain será a base da cibersegurança da próxima geração

A blockchain será a base da próxima geração de...

Subaru apresenta carro de corrida elétrico de 1.073 HP

A Subaru ainda é nova no mercado de veículos elétricos,...

‘Baby Shark’ é o primeiro vídeo do YouTube a atingir 10 bilhões de visualizações

Se você é pai ou mãe de crianças dessa geração, provavelmente já viu "Baby Shark" rodando no YouTube, e até mesmo já colocou o vídeo infantil para agitar os momentos de alegria da criançada.

10 jogos que consomem muito espaço de armazenamento no PC ou consoles

Muitos jogos populares lançados recentemente para PC ou consoles da nova geração, chegam à casa dos 100GB ou mais instalados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui