YouTube Vanced é descontinuado após carta do Google de cessação e desistência

O YouTube Vanced está descontinuando sua versão modificada do aplicativo Android oficial do YouTube que permite o bloqueio de anúncios e a reprodução em segundo plano, anunciou o projeto.

Em entrevista ao The Verge, os desenvolvedores do Vanced disseram que receberam uma carta de cessação e desistência do Google, forçando-os a interromper a distribuição e o desenvolvimento do aplicativo.

Como o Vance habilita recursos que o Google cobra com assinaturas do YouTube Premium, não é difícil ver por que o Google reprimiria esse aplicativo.

A ArsTechnica informou que os desenvolvedores do YouTube Vanced criaram seu aplicativo há cerca de cinco anos, descompilando o aplicativo oficial do YouTube, adicionando recursos adicionais e liberando seu código online.

Os desenvolvedores incluíram recursos populares solicitados pelos usuários, como a remoção de anúncios anteriores e intermediários, reprodução em segundo plano e um contador de não gosto reativado.

Os desenvolvedores do Vanced afirmaram que, se você já tiver o aplicativo instalado, ele continuará funcionando “até que se torne desatualizado em 2 anos ou mais”.

A descontinuação do Vanced é o mais recente esforço do Google para impedir que aplicativos de terceiros bloqueiem anúncios e forneçam outros recursos pelos quais o YouTube cobra.

No ano passado, o YouTube conseguiu encerrar dois dos bots de música mais populares do Discord, Rhythm e Groovy, apenas algumas semanas antes de lançar a integração do YouTube Music suportada por anúncios.

Algumas alternativas ao YouTube Vanced permanecem disponíveis, como NewPipe, SkyTube e LibreTube.

O YouTube Vanced removeu todos os links de download de seu site oficial e os substituiu por referências para usar o navegador da Web Brave ou Adguard.

Mais coisas interassantes

Você também pode gostar!