InícioNotíciasBancos digitais: 5 dicas essenciais para sua segurança online

Bancos digitais: 5 dicas essenciais para sua segurança online

-

Diariamente a internet vem se tornando uma ferramenta essencial para realizar coisas importantes no dia a dia. Gerenciar nosso dinheiro em bancos digitais, fazer compras, se conectar com outras pessoas tudo isso é muito prático hoje. Essa dependência desperta algumas preocupações, e as que mais batem na tecla atualmente é segurança e privacidade, principalmente quando esses assuntos envolvem seu dinheiro suado. Bancos digitais trazem mais praticidade e agilidade nos processos, que antigamente eram super demorados, como lidar com papeladas e assinaturas, enfrentar filas longas e tudo mais que você nem gosta de pensar em enfrentar, pois seu tempo é precioso. Hoje você pode gerenciar seus fundos apenas com alguns cliques, tudo na palma da sua mão e sem stress.

Banco digital
Foto: Mikhail Nilov via Pexels

O lado infeliz dos serviços de bancos digitais e que pessoas mal-intencionadas também se adaptaram a essa nova realidade para comprometer seus fundos violando sua segurança e privacidade. Um assalto não precisa ser elaborado como antigamente, os criminosos só precisas de suas informações pessoais para comprometer seus fundos, desviando de sua conta bancária. Mesmo que a maioria dos bancos tenham medidas de segurança para evitar essas atividades fraudulentas, há algumas medidas que você pode tomar para manter suas informações online seguras.

Use senhas fortes e as mude periodicamente

man love people woman
Foto: Mikhail Nilov via Pexels

As senhas são uma dor de cabeça para memorizar e gerenciar, então muitas pessoas recorrem ao uso de combinações de caracteres fáceis de lembrar e depois repetem a mesma senha na maioria ou em todas as suas contas online. As estatísticas provam o quão comum é essa estratégia de segurança fraca. Um estudo do Google publicado em 2019 em conjunto com a Harris Poll descobriu que 13% das pessoas nos EUA reutilizam a mesma senha em todas as suas contas online e 52% reutilizam senhas em várias contas.

Usar essa estratégia com sua senha do banco digital colocará você em sério risco. Os hackers estão continuamente tentando entrar à força bruta em contas online, portanto, se sua senha for usada com frequência ou fácil de adivinhar, você corre um risco maior de ser hackeado. Por segurança, você deseja alterar sua senha pelo menos a cada 90 dias. Além disso, certifique-se de usar uma combinação de caracteres forte. Aqui estão algumas dicas para orientá-lo na escolha de uma senha à prova de hackers de acordo com o Google:

  • Use senhas mais longas.
  • Crie uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas.
  • Inclua números e caracteres especiais.
  • Não use combinações de senha comuns, como “1234” ou “passw0rd”.

Algumas plataformas informarão se sua senha escolhida é fraca ou forte, mas se você estiver entrando em uma que não dê essa informação, você pode usar um verificador de senha como este da Kaspersky para testar sua força. Além disso, recomendamos que você use um gerenciador de senhas para gerenciar suas senhas.

Não abra links de e-mail suspeitos

person using macbook
Foto: Burst via Pexels

Nunca abra sua plataforma bancária tocando ou clicando em um link em um e-mail, mesmo que a mensagem pareça legítima. Alguns hackers enviam e-mails de phishing semelhantes aos que seu banco envia na esperança de que você insira suas informações de login em um site falso. Para evitar ser vítima de tais ataques de phishing, sempre redigite o URL oficial em seu navegador antes de usá-lo. Outra opção é salvar o link do seu banco nos favoritos do seu navegador, assim você terá certeza de que está acessando o endereço certo.

Se você decidir abrir um link de e-mail, passe o mouse sobre ele por um breve segundo. Normalmente, você obterá uma visualização do URL de destino e poderá analisar se ele é legítimo. Além disso, ignore quaisquer e-mails que solicitem informações pessoais, como detalhes de cartão de crédito ou qualquer outra informação sensível. Como regra geral, os bancos não solicitarão seus dados por e-mail devido aos riscos de segurança envolvidos. Se você receber um e-mail solicitando informações, ligue para seu banco para verificar se a solicitação é legítima antes de compartilhar qualquer detalhe.

Use autenticação de dois fatores para seu banco digital

A autenticação de dois fatores, também chamade de 2FA, é uma medida de segurança que requer um nível extra de verificação além de apenas uma senha. O segundo fator pode ser um código único via SMS, uma ligação telefônica automática para confirmar sua conta, um prompt que aparece em um aplicativo autenticador ou algo semelhante. Se você tiver o 2FA ativado, hackers ou ladrões de identidade terão dificuldade em acessar sua plataforma bancária online, mesmo que sua senha tenha vazado. 

Além de ajudar a manter seus dados bancários online seguros, a autenticação de dois fatores também é uma medida de segurança básica para todas as suas outras contas online. Para muitos de nós, o 2FA parece ser mais um obstáculo antes de podermos acessar nossas contas, mas a boa notícia é que a FIDO Alliance está trabalhando para eliminar as senhas para sempre. Algum dia, as senhas e os problemas que as acompanham provavelmente desaparecerão, mas até lá, você deve habilitar o 2FA manter seus dados seguros.

Evite conectar em redes de Wi-Fi públicas

adult blur business businesswoman
Foto: JÉSHOOTS via Pexels

É do conhecimento geral que o Wi-Fi público é um risco de segurança. Por quê? Os hackers podem configurar pontos de acesso Wi-Fi para os usuários se conectarem e usarem para roubar quaisquer dados não criptografados enviados pela rede. Além disso, alguns dados confidenciais podem ser descobertos em uma rede pública sendo monitorada ativamente usando software de detecção. Devido a esse risco, é melhor evitar o uso de suas plataformas bancárias online quando estiver em uma rede Wi-Fi pública. 

Se você não tiver outra opção, certifique-se de tomar medidas para manter seus dados seguros. Por exemplo, sempre verifique se você está navegando em sites seguros procurando por “https” na URL do site, que aciona o ícone de cadeado em seu navegador. Além disso, use uma rede virtual privada (VPN) toda vez que você precisar se conectar a uma rede Wi-Fi pública -Fi. As VPNs usam protocolos de criptografia para embaralhar seus dados e torná-los ilegíveis quando enviados por uma rede pública. Sem uma VPN, um provedor de serviços de Internet, ou pior, um hacker, pode ver quais sites você visita enquanto estiver conectado. a rede Wi-Fi.

Assine notificações de alerta do seu banco digital

person using smartphone
Foto: Adrienn via Pexels

Todos nós recebemos muitas notificações irritantes em nossos smartphones todos os dias e você pode ficar tentado a optar por não receber alertas do seu banco como resultado, mas isso não é aconselhável. Mesmo que você se recuse a receber e-mails promocionais, você deve sempre se inscrever para receber notificações instantâneas sobre qualquer nova atividade em sua conta bancária (via Experian). A maioria dos bancos permite que os clientes escolham quais alertas desejam receber e as categorias nas quais você deve sempre se inscrever incluem:

  • Novas transações com cartão de crédito e débito
  • Tentativas de login
  • Modificações de senha
  • Atualizações de informações pessoais

Se você receber um alerta sobre atividades suspeitas em sua conta, entre em contato com seu banco imediatamente e, se possível, congele temporariamente sua conta para que novas transações não possam ser feitas. O banco on-line é conveniente, mas também o expõe ao risco de perder dados confidenciais e até dinheiro. Todas essas dicas podem ajudar a garantir que suas informações bancárias não caiam nas mãos erradas.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

C6 Bank fora do ar, PIX e outros serviços não funcionam nesta sexta-feira (6)

O C6 Bank está fora do ar nesta sexta-feira (6), PIX, aplicativo mobile e login são os principais problemas relados. De acordo com dados do Downdetector,...

PlayStation 5 está recebendo suporte nativo de 1440p

A Sony começou a testar o suporte nativo de 1440p na versão beta mais recente do software PlayStation 5, mais de 20 meses após o lançamento do...

Free Fire inicia uma nova era com a atualização da marca em 2022

Após a estreia do seu novo logotipo, o Free Fire traz para a comunidade uma repaginação completa de seu visual gráfico de marca e a...

Champions of Chaos chega ao Total War: WARHAMMER III em 23 de agosto

Quatro servos dos Deuses do Caos competem pela supremacia para alterar o equilíbrio de poder entre eles eternamente. Qual deles receberá a graça dos deuses...

Confira também

Assine nossa newsletter diária