A ascensão do ChatGPT tem sido incrível desde quando foi disponibilizado, muito mais rápido do que o TikTok ou qualquer outro aplicativo ou serviço popular.
Dados de um novo estudo da empresa de análise UBS (via Reuters e CBS), mostram que o chatbot desenvolvido pela OpenAI estava a caminho de atingir mais de 100 milhões de usuários ativos mensais em janeiro.
O chatbot foi disponibilizado ao público em 30 de novembro do ano passado, mas sua ascensão à popularidade foi claramente meteórica. Em seu primeiro mês de disponibilidade, já contava com 57 milhões de usuários ativos mensais, segundo o estudo. Em janeiro, já era visitado por cerca de 13 milhões de usuários individuais por dia.
Se compararmos com o TikTok, levou nove meses após sua estreia global para atingir 100 milhões de usuários mensais, apesar de sua popularidade, especialmente entre a geração mais jovem. O analista do UBS, Lloyd Walmsley, também apontou que o Instagram da Meta já existia há dois anos e meio antes de chegar a esse ponto. Resta saber, porém, se o chatbot conseguirá manter esse nível de interesse nos próximos meses.
O ChatGPT fornece aos usuários respostas humanas semelhantes às perguntas, tanto que os educadores estão preocupados com a possibilidade de os alunos usarem para trapacear.
Embora ainda tenha sérios problemas de precisão, “Modelos como o ChatGPT têm uma tendência notória de espalhar conteúdo tendencioso, prejudicial e factualmente incorreto”, disse a MIT Technology Review em um artigo, não há outro chatbot público com recursos comparáveis.
Ele supostamente abalou os executivos do Google a ponto de eles decidirem declarar “código vermelho” e acelerar o desenvolvimento da IA da empresa. A gigante da tecnologia está trabalhando em alguns potenciais concorrentes do ChatGPT, incluindo um chatbot para pesquisa, e pretende apresentar 20 produtos de IA este ano.
O ChatGPT permanece gratuito para uso no momento, e a OpenAI não parece ter planos de bloquear completamente o acesso a ele por meio de um acesso pago. No entanto, a startup pretende começar a cobrar pelo serviço e já começou a testar um plano pago do ChatGPT por US$ 20 por mês, que oferece tempos de resposta mais rápidos e acesso prioritário a novos recursos.
Inicialmente o plano pago estará disponível somente nos Estados Unidos, a empresa tem planos para estender o serviço futuramente para outros Países e regiões.