Como limpar o cache no Microsoft Edge

Se você usa o Microsoft Edge ou o Google Chrome, um dia poderá descobrir que alguns sites não estão funcionando como de costume. Você pode estar tendo problemas para preencher formulários ou não consegue ver o conteúdo novo no site que está tentando acessar. Muitos desses problemas podem estar relacionados ao cache do seu navegador, o simples ato de limpar o cache pode resolver esses problemas.

Mas limpar o cache do Microsoft Edge faz o que? Basicamente, o navegador se livra de arquivos em cache, que o seu navegador guarda e reutiliza quando você acessa o mesmo site várias vezes. Quando você acessa um site, o seu navegador vai armazenar algumas informações dele como logos, códigos, imagens e outras partes que normalmente não sofrerão alterações quando você navega. Quando o navegador põe esses arquivos em cache isso significa que seu navegador não precisará baixá-los novamente, ou seja, ele mantém o site pré-carregado, dessa forma sua navegação será bem mais fluida. Sem o cache você teria que baixar a mesma página a cada atualização, diminuindo significativamente a velocidade de navegação.

O cache é muito útil, mas provavelmente você precisará limpar ele de vez em quando para corrigir alguns problemas. Muitas vezes sua internet está funcionando perfeitamente, mas alguns sites não carregam, pode ser o momento de limpar o cache de seu navegador. Neste guia mostraremos como fazer isso passo a passo.

Como limpar seu cache no Microsoft Edge: passo a passo

Existem duas maneiras simples de limpar o cache do Microsoft Edge. Mostraremos as duas maneiras, e você decidirá qual a mais prática. Se atente no momento de marcar as opções indicadas que se referem a limpeza dos dados, pois você pode excluir algo que não queira perder. Por exemplo, excluir cookies pode ser confundido com limpar cache, e isso pode desconectar você de todos os sites que você gravou suas senhas. Isso pode se tornar um verdadeiro incomodo.

Como limpar o cache no Microsoft Edge com um atalho de teclado

  • Abra o Microsoft Edge.
  • Pressione as teclas CTRL, SHIFT e DEL simultaneamente.
  • Na nova janela que aparece, desmarque todas as caixas, exceto “Imagens e arquivos em cache”.
  • Você tem a opção de escolher o “intervalo de tempo” em que o cache pode ser excluído, se você sabe em qual ponto começou a ter problemas modifique de acordo com suas necessidades, caso queira excluir tudo, escolha a opção “Desde o começo“.
  • Revise o que está sendo excluído e clique em “Limpar agora” para confirmar.

Como limpar seu cache no Microsoft Edge acessando o menu

Também é possível limpar o cache no Microsoft Edge acessando o menu. Veja como fazer isso:

  • Com o navegador Edge aberto, clique nos três pequenos pontos no canto superior direito.

  • Clique em “Configurações” na parte inferior do menu suspenso que aparece.
  • No lado esquerdo da tela, navegue até “Privacidade, pesquisa e serviços“.
  • Na seção “Limpar dados de navegação“, clique em “Escolher o que limpar“.

  • Desmarque todas as caixas, exceto “Imagens e arquivos em cache” e pressione “Limpar agora”.

Pronto! Seu cache foi limpo. Não se esqueça que os sites carregarão um pouco mais devagar inicialmente, mas é só até o navegador armazenar o cache desses sites novamente, então da próxima vez o site já estará carregando mais rápido.

Mais coisas interassantes

Você também pode gostar!