As pessoas na Rússia em breve não poderão mais usar ativos digitais como forma de pagamento. O presidente russo, Vladimir Putin, assinou um projeto de lei que proíbe o uso de ativos digitais, como criptomoedas e NFTs, para pagar bens e serviços. Além disso, de acordo com o Protocol, a nova lei também exige que as exchanges e provedores de criptomoedas recusem transações nas quais as transferências digitais possam ser interpretadas como forma de pagamento. A nova lei afirma:
Como uma reportagem do New York Times disse no início deste ano, as autoridades dos EUA acreditam que algumas empresas russas afetadas por sanções impostas contra seu país após a invasão da Ucrânia podem estar usando criptomoedas para contornar essas limitações. O valor do Bitcoin até subiu por alguns dias após o início da invasão em fevereiro.
Por isso, as autoridades russas não estão muito interessadas em ativos digitais: o Banco Central da Rússia pediu uma proibição total de criptomoedas. Isso provavelmente não aconteceu, porque o Ministério das Finanças da Rússia se opôs à ideia e acreditava que era necessário permitir o desenvolvimento da tecnologia criptográfica. Em 10 dias, a lei entrará em vigor e tornará o pagamento com criptomoeda ilegal no país. De acordo com Decrypt, porém, os russos ainda podem investir em criptomoedas como Bitcoin e presumivelmente continuar minerando-as também.