terça-feira, novembro 19, 2024

Top 5 mais acessados

Confira também

Eleições 2024: saiba como acompanhar a apuração dos votos neste domingo (6)

O primeiro turno das Eleições 2024 será realizado neste domingo (6), e a partir das 17h, quando as seções eleitorais forem encerradas, os eleitores terão várias opções para acompanhar a apuração dos votos. Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza diversos aplicativos que facilitam o acesso a informações eleitorais e a justificativa de ausência.

Acompanhe pelo site do TSE

Para quem deseja acompanhar os resultados pelo computador, o TSE oferece a página “Resultados” em seu site oficial. Lá, você pode conferir os números detalhados de cada município, incluindo votos por candidato e total de votos nulos e brancos.

Aplicativo “Resultados”

Quem preferir usar o celular pode baixar o aplicativo “Resultados”, disponível para Android e iOS. O app exibe as mesmas informações presentes no site do TSE, permitindo filtrar os votos por nome de candidato ou cargo em disputa. Além disso, é possível adicionar o candidato favorito a uma guia especial, facilitando o acompanhamento em tempo real. O aplicativo também informará, ao vivo, quem foi eleito ou se haverá segundo turno.

Aplicativo “Boletim na Mão”

O TSE também oferece o aplicativo “Boletim na Mão”, que permite ao eleitor acessar os Boletins de Urna (BUs) de cada seção eleitoral. Basta escanear o QR Code impresso nos BUs após o encerramento da votação. Esse aplicativo, disponível para Android e iOS, funciona sem necessidade de conexão com a internet, salvando automaticamente os dados escaneados no dispositivo.

Baixe o app Resultados (iOS e Android).
Baixe o app Boletim na mão (iOS e Android).

Outros aplicativos do TSE

Além do “Resultados” e “Boletim na Mão”, o TSE disponibiliza outros aplicativos úteis que podem ser utilizados durante as eleições.

e-Título

O e-Título é a versão digital do título de eleitor e permite acesso rápido a informações cadastrais, como zona e seção de votação, situação eleitoral, e certidões de quitação e crimes eleitorais. Ele também pode ser utilizado para justificar a ausência no dia da eleição.

O aplicativo é gratuito e pode ser baixado na Google Play (Android) e App Store (iOS). Está disponível apenas para títulos de eleitor em situação regular ou suspensa. Para justificar a ausência, siga os seguintes passos:

  1. Abra o aplicativo e acesse o item “Mais opções”;
  2. Selecione “Justificativa de ausência” para realizar o pedido online;
  3. Também é possível consultar endereços para justificar a ausência presencialmente, no item “Justificativa presencial”.

O e-Título é uma ferramenta prática para quem precisa justificar a ausência sem comparecer pessoalmente a um posto de atendimento.

Pardal

O aplicativo Pardal é voltado para denúncias de propagandas eleitorais irregulares. Ele permite anexar evidências, como fotos e vídeos, das infrações denunciadas. O app está disponível para download gratuito na Google Play (Android) e App Store (iOS).

O Pardal recebe apenas denúncias de propaganda eleitoral irregular. Caso a denúncia envolva desinformação, o aplicativo direciona o usuário para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade). Já para casos de crimes eleitorais ou outros ilícitos, o app encaminha a denúncia ao Ministério Público Eleitoral.

Popular agora!