InícioNotíciasJack Dorsey se demite do Twitter

Jack Dorsey se demite do Twitter

-

Jack Dorsey, o cofundador e CEO do Twitter Inc., está deixando o comando da rede social, cedendo o cargo ao Diretor de Tecnologia, Parag Agrawal.

Dorsey permanecerá no conselho da empresa com sede em San Francisco até que seu mandato expire em 2022, disse o Twitter em um comunicado na segunda-feira.

Agrawal, que se tornou CTO em 2017, também ingressou no conselho, e o diretor Bret Taylor foi nomeado presidente independente.

“A empresa está pronta para deixar seus fundadores”, disse Dorsey no comunicado. “Minha confiança em Parag como CEO do Twitter é profunda. Seu trabalho nos últimos 10 anos foi transformador. Estou profundamente grato por sua habilidade, de coração e alma. É sua hora de liderar. ”

Dorsey, de 45 anos, também é o chefe da empresa de pagamentos Square Inc. e tem focado mais sua atenção em criptomoedas, principalmente Bitcoin, nos últimos anos. Depois de fundar o Twitter em 2006, ele deixou o cargo de CEO em 2008 e voltou ao cargo em 2015. Ele continuará dirigindo a Square, de acordo com um porta-voz da empresa.

A saída de Dorsey marca o fim de uma corrida complicada e agitada de seis anos no comando, que incluiu uma tentativa de venda da empresa, uma reviravolta nos negócios que viu o Twitter alcançar lucratividade e um esforço de investidores ativistas para tirar Dorsey de seu emprego. Quando Dorsey voltou como CEO, muitos analistas e investidores previram que ele acabaria deixando a Square e administraria o Twitter em tempo integral. Mas, em vez disso, Dorsey manteve um estilo de gestão sem intervenção para administrar as duas empresas por anos.

Embora os negócios do Twitter tenham melhorado desde que Dorsey assumiu, a base de usuários do Twitter, que antes estava encolhendo, tem crescido continuamente por anos, a empresa não apresentou o mesmo tipo de retorno que concorrentes como Snap Inc. e a proprietária do Facebook Meta Platforms Inc. As ações do Twitter subiram 67% desde o retorno de Dorsey em 2015. As ações da Meta subiram 260% no mesmo período.

“A principal lição aqui é a execução do Twitter”, disse Mandeep Singh, analista da Bloomberg Intelligence. “Quando você compara o Twitter com todas as outras plataformas de mídia social, o nível de envolvimento que eles tiveram, eles nunca foram capazes de monetizar isso tão bem quanto alguns” rivais, disse ele. “Os investidores reconhecem que ter um homem como CEO de duas empresas não era muito eficaz em termos de execução.”

No início de 2020, Dorsey foi atacado pelo investidor ativista Elliott Management Corp., que criticou o desempenho do Twitter e como o CEO estava gastando seu tempo. Um ano antes, Dorsey disse que planejava passar até seis meses por ano trabalhando na África para entender melhor os usuários de internet do continente, uma medida que acabou sendo rejeitada por causa da pandemia Covid-19.

O fundo de hedge chegou a um acordo com o Twitter e o grupo de private equity Silver Lake em março de 2020 para nomear três novos diretores para o conselho do Twitter e criar um comitê para revisar sua liderança e governança.

No entanto, esse acordo com a Elliott teve um custo: o Twitter foi obrigado a aumentar seus usuários diários monetizados em 20% ou mais e impulsionar o crescimento da receita.

Dorsey corria o risco de perder sua posição se essas metas não fossem cumpridas, informou a Bloomberg. Em novembro de 2020, o comitê concluiu que Dorsey deveria manter seu papel.

Em um comunicado na segunda-feira, Elliott disse que sua colaboração com Dorsey e Twitter nos últimos dois anos foi “produtiva e eficaz”. Ele disse que o Twitter agora tem um “ambicioso plano plurianual para aumentar drasticamente o alcance e o valor da empresa”, e a empresa está confiante de que Taylor e Agrawal são “os líderes certos para o Twitter neste momento crucial para a empresa”.

Dorsey tem um patrimônio líquido de US $ 12,3 bilhões, com a Square respondendo por mais de US $ 10 bilhões desse montante. Ele prometeu publicamente grande parte de sua participação na Square para causas beneficentes, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. A CNBC divulgou a notícia da saída de Dorsey na manhã de segunda-feira (29), sem fornecer quaisquer outros detalhes.

As ações do Twitter pouco mudaram em US $ 46,83 a partir das 12h38 em Nova York.

A nomeação de Agrawal sinaliza que o Twitter continuará a se concentrar em tecnologias blockchain e descentralizadas, que se tornaram um grande ponto de interesse para Dorsey. Como CTO, Agrawal foi a pessoa indicada no Twitter ao criar o Bluesky, que visava criar um “padrão descentralizado” para a mídia social, um projeto que Dorsey disse ser seu “maior foco” durante uma entrevista em julho. Agrawal também esteve envolvido nas equipes de criptografia e blockchain do Twitter.

Em seu segundo mandato como CEO, Dorsey também navegou no Twitter por meio da pressão generalizada de políticos e ativistas para assumir um papel mais proativo na moderação de discursos de ódio, desinformação e outras formas de conteúdo questionável de líderes políticos.

Dorsey adotou uma linha mais forte do que seus colegas de mídia social durante a presidência de Donald Trump, banindo permanentemente o ex-presidente do Twitter e dizendo ao Congresso que ele assume alguma responsabilidade pela organização online que levou ao motim de 6 de janeiro no Capitólio. A empresa também introduziu recentemente um programa para verificação de fatos de origem coletiva de informações incorretas em sua plataforma.

Dorsey também liderou o Twitter enquanto experimentava inovações em mídia social, incluindo mais recentemente produtos de áudio ao vivo e serviços de assinatura. Em junho, a empresa lançou o Twitter Blue, um serviço premium há muito esperado que permitirá aos usuários rescindir tweets e organizar suas postagens.

Lançou o Twitter Spaces, um serviço de bate-papo com áudio ao vivo que deveria competir com o Clubhouse em ascensão. No entanto, nenhum dos novos recursos foi revelado de forma significativa, e o Twitter historicamente tem se movido muito mais devagar com novos produtos do que os investidores gostariam.

Nos últimos meses, o Twitter acelerou seu ritmo de aquisições após anos de negociações lânguidas, à medida que a empresa fazia um esforço renovado para aumentar a adição de novos recursos. Em maio, a empresa adquiriu o serviço de leitura de notícias Scroll.

Mas a empresa também enfrentou competição pela atenção dos usuários de rivais mais jovens, incluindo TikTok e Snapchat, que têm grande audiência entre os grupos de idades mais jovens com produtos de vídeo de formato curto.

O Twitter disse no início deste ano que quer dobrar a receita anual para US $ 7,5 bilhões até 2023 e espera aumentar sua base de usuários em uma média de quase 20% em cada um dos próximos três anos, de acordo com um documento regulatório. A previsão da empresa é gerar US $ 5,09 bilhões em vendas este ano.

No terceiro trimestre, o Twitter informou ter 211 milhões de usuários diários, 5 milhões a mais que no período anterior e um aumento de 13% em relação ao ano anterior. O serviço de mídia social atribuiu o crescimento a “melhorias contínuas de produtos e conversas globais sobre eventos atuais”.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

BD Vasco é a campeão da C.O.P.A. FF: “Corrida do Milhão”

A BD Vasco é a equipe campeã da C.O.P.A. FF: Corrida do Milhão. A equipe levou o título e o prêmio de R$ 1 milhão na final,...

CD PROJEKT RED celebra seus 20 anos!

Em 1º de julho de 2022, a CD PROJEKT RED comemora seu 20º aniversário, marcando duas décadas desde que o estúdio entrou no cenário de...

YouTube reprime spam de comentários e contas falsas

O YouTube adicionou uma nova configuração para criadores de conteúdo para ajudá-los a reduzir o número de spammers e imitadores que enganam seus assinantes. Os canais...

Blizzard Entertainment anuncia aquisição do estúdio Proletariat

A Blizzard Entertainment anunciou hoje (1º) a aquisição do estúdio Proletariat, sediado em Boston, para melhor servir à comunidade de World of Warcraft®, premiado jogo...

Confira também