InícioHardwaresPCI Express 7 será oito vezes mais rápido que PCI Express 5

PCI Express 7 será oito vezes mais rápido que PCI Express 5

-

O comitê PCI-SIG revelou o mais recente padrão PCI Express 7.0 com velocidades incríveis. Com lançamento previsto para 2025 e provavelmente chegando às prateleiras por volta de 2027, o PCIe 7 oferecerá até 512 GB/s de taxa de transferência, 8 vezes maior que as velocidades mais recentes do PCI Express 5.0.

Todo esse poder do PCIe 7.0 tem como foco principal dar suporte a aplicativos emergentes como 800 G Ethernet, AI/ML, Cloud e Computação Quântica; e mercados com uso intensivo de dados, como data centers de hiper escala, computação de alto desempenho (HPC) e militar/aeroespacial.

A PCI-SIG (que atualmente está realizando sua conferência anual de desenvolvedores) disse que está à frente de sua meta de dobrar a velocidade do PCI Express a cada três anos. 

Toda essa velocidade depende dos fabricantes de dispositivos e chips. Os chips Alder Lake de 12ª geração da Intel lançados em janeiro de 2022 suportam PCIe 5.0, mas os chips de desktop Ryzen 7000 Zen 4 da AMD com suporte PCIe 5.0 não chegarão até este outono. Os primeiros SSDs PCIe 5.0 para consumidores acabaram de chegar com velocidades de leitura de até 13 GB/s. 

Outros recursos importantes incluem eficiência de energia aprimorada, baixa latência e compatibilidade com versões anteriores com gerações anteriores. No entanto, o PCIe 7.0 exigirá rastreamentos mais curtos para atingir essas velocidades, portanto, as placas-mãe podem ser mais caras, pois provavelmente exigirão componentes extras e PCBs mais espessos. 

As pistas PCIe 7.0 x1 serão tão rápidas quanto as velocidades PCIe 4.0 x16 (32 GB/s), de modo que o armazenamento e outros dispositivos podem ser menores e consumir menos recursos. Simplesmente, você poderia ter quatro slots de unidade SSD NVME, cada um usando apenas 1 pista PCIe, e todos eles seriam duas vezes mais rápidos que um slot NVMe PCIe5 x4.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

BD Vasco é a campeão da C.O.P.A. FF: “Corrida do Milhão”

A BD Vasco é a equipe campeã da C.O.P.A. FF: Corrida do Milhão. A equipe levou o título e o prêmio de R$ 1 milhão na final,...

CD PROJEKT RED celebra seus 20 anos!

Em 1º de julho de 2022, a CD PROJEKT RED comemora seu 20º aniversário, marcando duas décadas desde que o estúdio entrou no cenário de...

YouTube reprime spam de comentários e contas falsas

O YouTube adicionou uma nova configuração para criadores de conteúdo para ajudá-los a reduzir o número de spammers e imitadores que enganam seus assinantes. Os canais...

Blizzard Entertainment anuncia aquisição do estúdio Proletariat

A Blizzard Entertainment anunciou hoje (1º) a aquisição do estúdio Proletariat, sediado em Boston, para melhor servir à comunidade de World of Warcraft®, premiado jogo...

Confira também