quarta-feira, novembro 20, 2024

Top 5 mais acessados

Confira também

A placa de vídeo mais cara do mundo

A pandemia causou uma grande volatilidade na oferta e demanda de placas de vídeo, juntamente com uma economia global de chips, o que levou a um aumento significativo nos preços desses componentes.

A tendência de trabalhar de forma remota e aumentar o interesse pelos jogos para PC têm atraído mais consumidores a adquirir placas de vídeo do que antes. No entanto, devido aos problemas de abastecimento dos estrangeiros e à escassez de chips, as empresas têm dificuldade em atender à demanda crescente. Mineradores de criptomoedas e comerciantes estão comprando grandes quantidades de placas de vídeo, o que também tem contribuído para a economia e o aumento dos preços.

As placas de vídeo modernas são incrivelmente poderosas e capazes de lidar com uma variedade de tarefas, desde a exibição em 4K e rastreamento de raios em jogos, até o processamento paralelo para inteligência artificial. Especificamente, o treinamento de inteligência artificial, é onde as GPUs de alta velocidade e desempenho são mais utilizadas, pois são essenciais para analisar grandes conjuntos de dados e lidar com cargas de trabalho de trabalho profundo em modelos (via Nvidia). Devido ao alto custo de produção, essas GPUs de ponta são mais caras.

A placa de vídeo mais cara do planeta

Com o aumento acelerado da IA ​​complexa, como ChatGPT e arte feita com tecnologia de IA, a demanda por hardware avançado para desenvolver esses sistemas também está aumentando. Não é surpreendente, então, que a placa de vídeo mais cara no mercado foi projetada não para jogos ou tarefas executadas, mas sim para inferência de IA, treinamento e computação de alto desempenho.

Via: Nvidia

A tecnologia MIG (Multi-Instance GPU) permite dividir a placa de vídeo em sete instâncias de GPU, para que possa executar sete tarefas diferentes simultaneamente.

A GPU foi testada utilizando o avançado processo TSMC de 7 nm, o que permite maior capacidade de processamento e redução no consumo de energia. Possui quase 7.000 núcleos CUDA de 32 bits, 3.500 núcleos CUDA de 64 bits, juntamente com mais de 400 núcleos Tensor, capazes de lidar com todo o processamento de dados.

O sistema DGX A100 é vendido por preços acima dos dólares dezenas de milhares de dólares, além de taxas de serviço. Já a placa de vídeo Nvidia A100 custa mais de $30.000, o que a torna a GPU mais cara disponível no mercado.

Popular agora!