A blockchain será a base da próxima geração de segurança cibernética: os novos aplicativos da tecnologia de blockchain garantirão uma ferramenta de segurança cibernética sem precedentes.
Estamos presenciando várias maneiras inovadoras de usar a tecnologia de criptografia. No entanto, surge a pergunta: estamos realmente vendo o início da adoção em massa de criptomoedas?
Responder é difícil, mas o que podemos dizer é que, atualmente, existem algumas barreiras que atrapalham o público em geral: segurança!
Vale ressaltar que o Bitcoin só foi criado em 2009 e, embora os últimos treze anos tenham visto um incrível progresso e crescimento para as criptomoedas, não foi isento de problemas.
Disputas como os 850.000 Bitcoins (na época avaliados em $ 450 milhões, agora avaliados em $ 46 bilhões) roubados pela MT Got em 2014, abalaram a confiança das pessoas na criptografia como um depósito de valor confiável e seguro.
No entanto, o que roubos como esse realmente mostram é a fraqueza dos órgãos centralizados. Em geral, moedas descentralizadas sempre foram seguras, contanto que suas chaves privadas fossem gerenciadas corretamente.
O desafio, portanto, para novos projetos de segurança criptográfica é tirar proveito da segurança descentralizada e torná-la acessível e utilizável para o público em geral.
Recentemente, o blockchain está começando a mostrar o potencial de quão eficaz a segurança descentralizada pode ser em criptomoedas e além.
Os novos aplicativos para o Blockchain
Em parceria com hospitais de todo o mundo, a Philips Healthcare está desenvolvendo IA (inteligência artificial) e blockchain para criar um novo ecossistema de saúde.
O projeto usa IA para analisar todos os aspectos de um sistema de saúde, avaliando dados operacionais, medicinais e administrativos. Ele usa o blockchain para proteger as enormes quantidades de dados gravados.
As percepções fornecidas por este sistema permitem uma análise crítica dos postos-chave de um sistema de saúde que possibilita um atendimento hospitalar mais eficiente.
O que é notável, do ponto de vista criptográfico, é o uso do blockchain como meio de proteção desses dados. A Philips está mostrando que grandes empresas estão entendendo o enorme potencial do blockchain, não apenas como uma reserva de riqueza, mas também para a própria tecnologia.
Mas a Philips não é a única. O Blockchain como meio de proteger os dados é usado pelo Barclays para proteger as transferências de fundos.
A Lockheed Martin, uma grande empreiteira de defesa dos EUA, usa blockchain para implementar medidas de protocolo de segurança cibernética em sistemas de engenharia, gerenciamento de risco da cadeia de suprimentos e desenvolvimento de software.
Isso deve dizer muito sobre o fato de que a segurança de algumas das armas mais perigosas do mundo é “confiada” à tecnologia de blockchain.
O próprio governo dos Estados Unidos também realizou recentemente um relatório para analisar como o blockchain poderia ser usado para melhor proteger sua rede, tendo concluído que 84% de todas as agências governamentais não atendem aos padrões criptográficos básicos.
A segurança do Blockchain para todos
Os benefícios de segurança do blockchain não estão mais em dúvida e as grandes instituições que estão se movendo para implementá-lo em suas iniciativas de segurança cibernética são prova disso.
A questão é: Como o público em geral pode se beneficiar da segurança do blockchain? Existem vários projetos criptográficos que estão trabalhando para trazer esse nível de segurança para as “massas”.
Um deles é a Deeper Network. A Deeper Network é uma rede privada descentralizada (DPN) que permite aos usuários atuarem como servidor e host para uma Internet descentralizada e, em seu núcleo, está o sistema operacional AtomOS.
O AtomOS usa tecnologia de cópia zero para ler pacotes de dados diretamente de dispositivos de rede, usando tunelamento adaptável e tecnologias de roteamento inteligente.
O AtomOS combina penetração de intranet, criptografia de dados e camuflagem de protocolo, e tudo isso serve para contornar a censura de rede e proteger as transmissões de dados.
Além disso, um firewall Camada 7 de nível empresarial protege toda a rede doméstica do usuário contra hackers, rastreadores e vírus. O AtomOS também filtra automaticamente sites maliciosos enquanto protege seu computador contra malware.
Como a rede Deeper não tem servidor, os dados do usuário nunca podem ser vazados, hackeados, processados ou censurados. A Deeper Network pode ser acessada por meio de um hardware conhecido como Deeper Connect.
O Deeper Connect é um dispositivo não personalizável e simples de usar que se conecta entre um roteador e um modem. Uma vez conectado, o Deeper Connect permitirá que seu computador se torne um nó no DPN ultra seguro.
A Deeper Network também elimina a necessidade de uma VPN, pois um computador agora acessará os sites anonimamente.
Embora o blockchain seja baseado no anonimato, é mostrado que, a partir dos conjuntos de dados incompletos fornecidos pelos livros do blockchain, é na verdade bastante simples redirecionar as pessoas.
À medida que o blockchain se torna cada vez mais popular, é cada vez mais importante que as pessoas consigam dissociar sua identidade de seu endereço de blockchain.
Raze é um projeto que está aplicando segurança de blockchain para resolver apenas esse problema. O Raze usa uma tecnologia chamada zk-SNARKs para ocultar a localização e a quantidade de quaisquer tokens transferidos no blockchain. zk-SNARK são provas criptográficas de conhecimento zero.
Eles permitem que uma parte prove que contêm certas informações sem ter que compartilhar quais são essas informações. Isso permite que os usuários participem de transações blockchain e DeFi com anonimato genuíno.
Ainda existe uma percepção da criptografia como um espaço um tanto arriscado. Isso não é totalmente irracional. Fortunas foram perdidas devido a falhas de segurança.
No entanto, o blockchain representa um grande salto para a segurança cibernética. Quando aplicado corretamente, é incomparável no campo.
À medida que as criptomoedas se aproximam da adoção em massa, esse é um fato que se tornará universalmente conhecido.