O comitê PCI-SIG revelou o mais recente padrão PCI Express 7.0 com velocidades incríveis. Com lançamento previsto para 2025 e provavelmente chegando às prateleiras por volta de 2027, o PCIe 7 oferecerá até 512 GB/s de taxa de transferência, 8 vezes maior que as velocidades mais recentes do PCI Express 5.0.
Todo esse poder do PCIe 7.0 tem como foco principal dar suporte a aplicativos emergentes como 800 G Ethernet, AI/ML, Cloud e Computação Quântica; e mercados com uso intensivo de dados, como data centers de hiper escala, computação de alto desempenho (HPC) e militar/aeroespacial.
A PCI-SIG (que atualmente está realizando sua conferência anual de desenvolvedores) disse que está à frente de sua meta de dobrar a velocidade do PCI Express a cada três anos.
Toda essa velocidade depende dos fabricantes de dispositivos e chips. Os chips Alder Lake de 12ª geração da Intel lançados em janeiro de 2022 suportam PCIe 5.0, mas os chips de desktop Ryzen 7000 Zen 4 da AMD com suporte PCIe 5.0 não chegarão até este outono. Os primeiros SSDs PCIe 5.0 para consumidores acabaram de chegar com velocidades de leitura de até 13 GB/s.
Outros recursos importantes incluem eficiência de energia aprimorada, baixa latência e compatibilidade com versões anteriores com gerações anteriores. No entanto, o PCIe 7.0 exigirá rastreamentos mais curtos para atingir essas velocidades, portanto, as placas-mãe podem ser mais caras, pois provavelmente exigirão componentes extras e PCBs mais espessos.
As pistas PCIe 7.0 x1 serão tão rápidas quanto as velocidades PCIe 4.0 x16 (32 GB/s), de modo que o armazenamento e outros dispositivos podem ser menores e consumir menos recursos. Simplesmente, você poderia ter quatro slots de unidade SSD NVME, cada um usando apenas 1 pista PCIe, e todos eles seriam duas vezes mais rápidos que um slot NVMe PCIe5 x4.